Blog

Como escolher brinquedos dos 0 aos 6 meses?

Como escolher brinquedos dos 0 aos 6 meses?

Como escolher brinquedos dos 0 aos 6 meses?

 

Estamos obviamente a falar de uma etapa do desenvolvimento que tem necessidades específicas! O mais simples é escolher elementos de qualidade, seguros e passíveis de serem integrados em brincadeiras mais complexas durante o restante ano de vida.

Assim, dos 0 aos 2 meses, os bebés são menos capazes de grandes proezas motoras, mas têm uma grande curiosidade visual. É a fase em que imagens grandes, com grande contraste, são naturalmente apetecíveis.

O mais clássico é sugerir um livro simples para bebé, com imagens a preto e branco. Ou um grande pom-pom vermelho, para captar a sua atenção.

Nesta etapa, os bebés têm acuidade visual para perceber a presença de um rosto humano a cerca de 20-30 cm da sua face. E realmente, o rosto humano, acaba por ser o seu brinquedo favorito! Se nas primeiras 6 semanas de vida, são os neurónios-espelho que se manifestam, a verdade é que a partir desse momento, temos o desenvolvimento do sorriso intencional! E não há forma mais eficaz de ensinarmos os nossos bebés a sorrirem do que sorrirmos para eles.

Dos 2 aos 4 meses, os bebés começam a ter controlo cefálico, isto é, começam a segurar melhor a cabeça. Isso permite tentar – repito, tentar – colocá-los por curtos períodos de barriga para baixo. Não só estes curtos períodos permitem exercitar os músculos extensores cervicais, como podem favorecer a exploração de objectos e o uso gradual das mãos. Por este motivo, nesta etapa, o uso de um espelho na zona de apoio dos antebraços pode ser um bom incentivo à exploração. Nesta idade começa a fase de grande interesse pelas mãos (bem como o início de uma hipersalivação marcada que é muitas vezes confundida com o início da dentição). É nesta etapa que faz sentido oferecer objectos de manipulação leves como rocas ou mordedores.

Entre os 4 e os 6 meses, há realmente o interesse em aquisições motoras mais estimulantes: é por esta altura que os bebés aprendem a rolar. Primariamente da posição de barriga para baixo, para a posição de barriga para cima (em torno dos 4 meses). Esta descoberta só consegue ocorrer se o bebé for incentivado a ter o seu movimento livre no plano horizontal. Daí que, nesta etapa, seja tão importante o uso de protectores adequados para os bebés estarem no chão em segurança.

Só mais tarde, pelos 5-6 meses, é que o bebé começa a explorar os pés e adoptar a posição de barquinho, tornando possível a rotação para a posição de barriga para baixo.

Por isso, é muito importante não termos medo de deixar os nossos bebés à vontade no chão, ao invés de sentá-los prematuramente com recurso a bancos de apoio que podem cingir os seus movimentos naturalmente exploratórios.

 

Joana Martins, Pediatra.

 

 

 

Deixamos algumas sugestões de brinquedos disponiveis na nossa loja:

 

kit montessori roca panda organico
kit Montessori Rocas
mordedor de borracha framboesa brinquedo de banho
Mordedores Banho
vasos de empilhar silicone bebe ginasio bebe
Vasos de Empilhar Ginásios