Montessori e a Criança no centro da sua aprendizagem
Maria Montessori nasceu em 1870 nos Países Baixos (conhecidos informalmente como Holanda). O seu nome ficou na história da educação por ter desenvolvido um método de
aprendizagem que ainda hoje é utilizado em escolas públicas e privadas por todo o Mundo. O seu grande feito foi trazer para a luz a importância da liberdade, da atividade e
do estímulo, defendendo a interferência mínima dos professores e o respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança. A
criança é o centro do método, tendo o professor o papel de acompanhar, guiar e aconselhar, mas sem nunca impor o que vai ser aprendido por cada criança.
Os materiais didáticos criados por Montessori para apoiar o seu método pedagógico têm um papel determinante na aprendizagem, uma vez que ajudam a criança a formar o
pensamento abstrato a partir de algo concreto. São constituídos por peças sólidas de diversos tamanhos, formas, espessuras, texturas e sons. Assim a criança pode ver, sentir
e tocar, utilizando todas as suas capacidades. Desde muito cedo os bebés podem e devem utilizar estes materiais sensoriais de forma lúdica exploratória para desenvolverem a sua coordenação motora e a sua imaginação.
“A inteligência da criança observa amando e não com indiferença, isso é o que faz ver o invisível.”
Maria Montessori